Descrição enviada pela equipe de projeto. O núcleo antigo da povoação de Travassós de Orgens desenvolve-se de forma orgânica, acompanhando a topografia natural daquela fração de território com um declive médio/forte no sentido norte/sul.
A sua rede viária é em consequência também ela sinuosa e desnivelada.
A habitação encontra-se localizada ainda no núcleo antigo da povoação mas na sua extremidade nascente, de menor densidade construtiva.
Do ponto de vista altimétrico, localiza-se entre a zona mais alta da povoação, pontuada pela capela, e a zona intermédia pontuada pela fonte e tanque coletivos.
A habitação e habitações vizinhas contíguas, encontram-se inseridas no contexto urbano descrito e, simultaneamente, por se localizarem ainda em zona alta, beneficiam de uma vista desafogada sobre parte da povoação que se encontra à cota mais baixa, povoações vizinhas mais afastadas e paisagem envolvente.
Paralelamente a estas condições gerais de localização, verifica-se, em área circundante à habitação, a existência de um conjunto extenso de socalcos, que se prolongam muito para além dos limites da parcela aqui objeto de trabalho, e que caracterizam e definem formalmente aquele lugar.
Por isso, a nova proposta integra o sistema urbano pré-existente consolidado e, por se tratar de uma reconstrução, integra também a característica fundamental que sempre marcou a habitação que outrora ali existiu: o seu vazio, concretamente o seu pátio.